10/29/2006

Vida em Madrid


ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado em http://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=328

Estou adorando esta cidade, mas os espanhóis tem um jeito tão grosseiro de ser, são diretos demais. Nos restaurantes e serviços o cliente esta em último lugar. Somos muitos e sempre queremos juntar mesas e cada um pede uma coisa, eles ficam loucos e nos mandam esperar do lado de fora para se organizarem, tenho várias para contar, mas pessoalmente vai ser mais engraçado. Levamos cada patada!!! Sei que também sou assim com os íntimos, mas não com meus clientes ou pessoas estranhas. É o jeito deles, entre eles são assim também. O tempo esta completamente atípico, só fez friozão uns 2 dias e foram os únicos dias que teve sol, aqui, normalmente tem seca, os madrileños estao impressionados com tanta chuva. Mesmo assim não deixamos de passear pela cidade.

Tenho bebido muita cerveja e vinho por aqui e acaba sendo econômico pois sempre vem com tapas bem servidas (batatas fritas, azeitonas, salsichas, pestiscos...)e não estao tão caros como eu imaginava. Bebo cañas (chop) desde 0,75 à 3 euros, já com as tapas. Encontramos um bar muito legal perto da Puerta del Sol, uma mistura da cultura árabe com mexicana onde sentamos em almofadas e bebemos à luz de velas. Provei os famosos churros com chocolate, gostei mais do chocolate que dos churros. Estou encantanda com os chicos que vejo por aqui, em cada esquina dou um novo suspiro, não sei se são espanhois, mas eu nunca havia visto tanto cara lindo na mesma cidade.

Domingo fomos na feira do Rastro que é como 10x o brique da Redenção, fomos todos juntos e em pouco tempos todos se perderam. Tem de tudo para vender e com ótimos preços, mas eu achei tudo muito bagunçado, pessoas que compraram coisas muito boas ficaram horas vasculhando cada barraca. Eu não tive paciência e fui visitar museus que são grátis aos domingos. Fui ao Museu do Prado (é lindo, mas não é o meu tipo de arte preferida), vi originais de Goya, Velasquez e outros famosos. Também fui no Reina Sofia, este sim eu adoro, várias obras de modernistas como Dali, Miró, Picasso e outros. Pena que não deu tempo de visitar tudo, terei que voltar.

Nesta semana fui no Jardim Botânico ver uma exposição de maquetes rescentes de arquitetos famosos, foi interessante, mas eu gostei mais de me perder pelo jardim, era um silêncio e haviam plantas lindas, relaxei e acabei esperando os outros dormindo em um banco. Também fomos assistir uma aula magna de inauguração do Instituto Europeu de Design em Madrid e ali estavam alguns dos designer europeus mais reconhecidos comoToscani, Frank Stephenson (Fiat), Jaime Hayón entre outos. E como Silvia é amiga de todos, fomos convidados para a festa de inauguração (era para vips)!!! Foi incrível, todos os tipos de bebida liberada, muita gente diferente, vários ambientes e djs, não preciso dizer o estadinho que voltei pra residência. E no outro dia iria conhecer meu novo chefe, mas tudo certo, nada que uma maquiagem e uma coca cola não resolvessem.

Já engordei!!! Quando cheguei precisava usar cinto e agora as calças estão justas!!! Em Barcelona começo o regime já que a bolsa que vão me dar é mínima.

Marcadores: , ,

10/23/2006

O curso Desenho e Innovação

ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado em http://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=329

Estou aqui principalmente para estudar, então vou falar sobre o curso que está sendo excelente. Tenho aula todas as manhãs das 10h até 14h /15h, depende do tema da aula. Sempre são palestras e depois discussões sobre o tema, acompanhada da coordenadora Silvia – uma pessoa interessante que nao é designer, mas trabalha para o governo em projetos para o desenvolvimento de alguns países, ela coordena este curso há 5 anos e sabe muito sobre design, arte e comunicação – as palestras são com profissionais de sucesso na Espanha e orgãos do governo que regulamentam a profissão diseño (engloba tudo de design). São empresários, consultores, donos de estudios e agências que tem mais de 20 anos de mercado e editores de revistas famosas como Experimenta e Visual. São profissionais com muita experiência que falam conosco sem medo da concorrência, respondem todas as nossas perguntas. O melhor é que não é um curso para quem está estudando ou é recém-formado e por isso as discussões são mais profundas.

Voltamos correndo para a residência, almoçamos e em seguida já temos que encontrar Silvia em algum lugar de Madrid. Entre 17h e 20h ela nos leva para conhecer estudios e lojas que são cases de design. Estamos sempre correndo e sempre atrasados (os espanhóis sao pontuais em exagero), no metro temos que subir e descer como 3 andares de escadas rolantes, as pessoas que não tem pressa ficam no lado direito da escada e no lado esquerdo fica o espaço para os apressados, estamos sempre correndo no lado esquerdo.

As lojas que visitamos são aquelas que aparecem nos livros e revistas. É outra coisa entrar em lojas como Camper, Habitat, Vitra, b.d, Custo, Viçon, entre outras com Silvia que comunica que somos designers bolsistas e as pessoas nos tratam muito bem. E percebe-se um trabalho de endomarketing nessas lojas, todos os funcionários sabem tudo sobre a empresa e gostam muito do trabalho, é sempre uma aula de comunicação e design falar com eles.

E para os chocólatras de plantão hoje eu fui na http://www.chocolatfactory.com/ a melhor loja de chocolantes que já vi, tem cheiro, provas e tudo tem design desde a decoração, os chocolates, as embalagens e os materiais de comunicação. Os folderes tem textura como se fossem de chocolate, fiquei com vontade de comprar todos, mas me contentei com a prova.

Sobre a apresentação que fiz sobre design no Brasil, foi bem legal, todos gostaram, temos todos o mesmo nível e áreas de atuações distintas. Ficamos surpresos com o design feito em Cuba, onde pouca coisa é permitida e mesmo assim a qualidade dos trabalhos esta excelente, desenho industrial e publicidade sao inexistentes e gráfico se supera.

Marcadores: , ,

Segóvia


ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado em http://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=330

Passei todo o sábado em Ségovia, é uma cidade que fica 80km de Madrid onde tem um aqueduto romano super antigo e o Alcazar que inspirou Walt Disney a criar o Castelo da Cinderela. Passear dentro do Alcazar é uma aula de história sobre a época medieval e os reis da Espanha. Caminhar pelas ruas estreitas com seus prédios antigos também estava muito agradável. No almoço fizemos um piquenique em frente ao aqueduto com as comidas que colocamos na bolsa na hora do café. Nem pensar em gastar com restaurantes.

Marcadores: , , ,

10/21/2006

Notícias de Madrid II

ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado em http://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=331

Estou como um zumbi, tenho dormido 3-4 horas por dia desde que cheguei, e não é só de fazer festa e ter aulas todas as manhãs, o problema é que ainda não me acostumei com o fuso e não consigo dormir antes das 2h da madrugada. Estou recebendo tanto informação e sao tantas coisas para fazer que estou super agitada. Terei que comprar outra mala para levar os papéis, revistas e livros que já juntei e ganhei, e estou apenas na 1ª semana.

Aqui o outono acontece como deve ser, as folhas estão mudando de cor e caindo por toda a parte, tem jardins lindos. Agora a temperatura esta estranha, um calor durante o dia e pouco frio de noite, eu deveria ter trazido mais roupas de verão e outra jaqueta mais leve, saio com o casacão e morro de calor. Dentro do metro é tão quente que me sinto abafada e vejo algumas pessoas com blusões de lã e mantas enquanto eu queria estar com uma blusa cavada. Algumas estações são muito bonitas outras já estao desgastadas e aqui também existem pessoas cantando, tocando e vendendo coisas no metro, assim como o trensurb de Porto, um saco.


Estou adorando Madrid, são tantas as opcões que em 2 semanas não vou conseguir fazer tudo. É muita agradável caminhar nas avenidas Serrano e Castillana (onde tem aquelas lojas de marca e muita gente bonita passando). Por toda a cidade existem muitas fontes, jardins, esculturas e prédios muito antigos com boa conservação. Como o Teatriz, um teatro antigo que virou restaurante, fiquei encantada com a decoração. A avenida Gran Vía é maravilhosa, se caminha olhando para cima por causa dos tantos prédios antigos misturados com publicidade e lojas conceito. Fui numa exposição de Gustav Klint e aprendi a entender melhor a obra deste pintor que foi precursor da arte moderna. Também visitei a exposição do dadaísta Arp e adorei as esculturas.

La movida! Ontem fiz uma noite alternativa, eram tantas pessoas diferentes, vários bares e restaurantes legais. Agente tomava um cerveja num bar e ia pra outro e bebia sangria e assim continuamos até tarde. Todos falam espanhol, mas as confusões de expressão do modo de se falar em cada país são muitas, ainda bem que todos já nós damos muito bem e entendemos quando isso acontece. Eles riem muito comigo porque falo palavras que costumo usar no Uruguai e pra eles são palavrões ou, porque falo com um acento diferente (tenho que falar o rr reforçado). Também invento palavras, quando não sei como falar chuto um portunhol, as vezes funciona outras eles perguntam - ¿Que és esso?

Marcadores:

10/18/2006

Notícias de Madrid - I

ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado em http://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=332

Sim, já estou até pensando em espanhol, a única maneira de ter contato com o português é por aqui. Me comunico bem, entendo todos menos o cubano e a panamenha, sempre peço que hablem despacio!

Ontem fomos num evento muito estranho para latinos, era o início da semana da mobilização contra a pobreza aqui na Espanha. Haviam pessoas muito importantes do meio artístico e empresarial, teve um programa de entrevistas e comidas típicas de países pobres (o vinho era espanhol e muito bom). Muitas falaram sobre africa e américa e mostraram um vídeo sobre pobreza onde não vimos nada de pobreza. A impressão que todos nós ficamos é que eles não sabem o que realmente é a pobreza. O evento foi na casa Ecendida, um lugar da moda onde acontece tudo o que há de mais moderno e cult por aqui. Também haviam vários bixos grilos.

Hoje me disseram a cidade onde vou trabalhar e no dia 27/10 vou morar em Barcelona. A partir deste dia se acaba a mordomia, lá será tudo diferente, também disseram que todos os bolsistas que vão para Bcn voltam bem magrinhos e os que continuam aqui na residência engordam.

Marcadores:

10/16/2006

Madrid

ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado em http://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=333

Caminhei até o Parque del Retiro, muito legal, parece a redenção em maior proporção. Era uma explosão de cultura, vários rostos e etnias, várias linguas e pessoas mostrando sua arte, uns dançavam, outros batucavam, muitos pedalavam e andavam de roller/patins, vários brincavam com malabares e a maconha rolava solta. Até que a policia chegou e a galera debandou (os maconheiros) o resto continuou como se nada estivesse acontecendo.


No dia seguinte começaram as palestras no Museu da America, chiquérrimo foi o nosso almoço na sala especial do museu, com vinho muito bom e uma comida maravilhosa. Haviam 400 bolsista de toda a America Latina, brasileiros eramos 10.

Nesta tarde fomos conhecer a parte velha de Madrid, tirei muitas fotos e bebi muita cerveja nos butecos típicos espanhóis.




Marcadores: ,

Chegada na Espanha

ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado em http://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=334

Cheguei exausta, mas nada de descansar. No aeroporto(linda arquitetura com formas arredondadas no teto) já encontrei 4 colegas de curso e fomos juntos de metro para a Residência de Estudantes de Madri. Que lugar...

Marcadores: ,