10/23/2006

O curso Desenho e Innovação

ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado em http://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=329

Estou aqui principalmente para estudar, então vou falar sobre o curso que está sendo excelente. Tenho aula todas as manhãs das 10h até 14h /15h, depende do tema da aula. Sempre são palestras e depois discussões sobre o tema, acompanhada da coordenadora Silvia – uma pessoa interessante que nao é designer, mas trabalha para o governo em projetos para o desenvolvimento de alguns países, ela coordena este curso há 5 anos e sabe muito sobre design, arte e comunicação – as palestras são com profissionais de sucesso na Espanha e orgãos do governo que regulamentam a profissão diseño (engloba tudo de design). São empresários, consultores, donos de estudios e agências que tem mais de 20 anos de mercado e editores de revistas famosas como Experimenta e Visual. São profissionais com muita experiência que falam conosco sem medo da concorrência, respondem todas as nossas perguntas. O melhor é que não é um curso para quem está estudando ou é recém-formado e por isso as discussões são mais profundas.

Voltamos correndo para a residência, almoçamos e em seguida já temos que encontrar Silvia em algum lugar de Madrid. Entre 17h e 20h ela nos leva para conhecer estudios e lojas que são cases de design. Estamos sempre correndo e sempre atrasados (os espanhóis sao pontuais em exagero), no metro temos que subir e descer como 3 andares de escadas rolantes, as pessoas que não tem pressa ficam no lado direito da escada e no lado esquerdo fica o espaço para os apressados, estamos sempre correndo no lado esquerdo.

As lojas que visitamos são aquelas que aparecem nos livros e revistas. É outra coisa entrar em lojas como Camper, Habitat, Vitra, b.d, Custo, Viçon, entre outras com Silvia que comunica que somos designers bolsistas e as pessoas nos tratam muito bem. E percebe-se um trabalho de endomarketing nessas lojas, todos os funcionários sabem tudo sobre a empresa e gostam muito do trabalho, é sempre uma aula de comunicação e design falar com eles.

E para os chocólatras de plantão hoje eu fui na http://www.chocolatfactory.com/ a melhor loja de chocolantes que já vi, tem cheiro, provas e tudo tem design desde a decoração, os chocolates, as embalagens e os materiais de comunicação. Os folderes tem textura como se fossem de chocolate, fiquei com vontade de comprar todos, mas me contentei com a prova.

Sobre a apresentação que fiz sobre design no Brasil, foi bem legal, todos gostaram, temos todos o mesmo nível e áreas de atuações distintas. Ficamos surpresos com o design feito em Cuba, onde pouca coisa é permitida e mesmo assim a qualidade dos trabalhos esta excelente, desenho industrial e publicidade sao inexistentes e gráfico se supera.

Marcadores: , ,

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Bah, sensacional!

Bjs

5:48 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi, fico emocionada em ler teus registros, tua linguagem é perfeita. Saudades, Lilian

7:59 PM  
Anonymous Anônimo said...

chocolate e livrarias, ai que delicia

6:56 PM  

Postar um comentário

<< Home