11/05/2006

O Estágio

ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado em http://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=325


Vasava - Estou trabalhando num estúdio muito conhecido na Espanha e mais além ( www.vasava.es). São conhecidos por fazerem projetos paralelos, muitos que já deram prejuízo no passado, mas com o tempo os deixaram muito conhecidos como Place (www.placeproject.org/) e alguns livros e revistas de arte e desenho, eles fazem o que tem vontade. Somos 17 (apenas 3 mulheres) tem francês, americano, italiano, português e catalães, tirando o francês, falamos todas as línguas e as vezes eu falo em espanhol, outro me responde em inglês e outro entra na conversa falando catalão e assim por diante, o legal é que todos se entendem. Catalão é mais difícil, estou aprendendo. Nesta semana teve a inaguração de um novo projeto www.vallery.es, uma loja/galeria dentro do estúdio que vende coisas com design feito aqui e no mundo. A festa foi com muita cerveja, tapas e gente diferente. Trabalhamos todos no mesmo espaço, que é bem amplo, e o som fica a toda altura (louge music). É uma bagunça em cima das mesas, comida, trabalho, livros, café... Igualzinho a Giornale...

No 1º dia de estágio eu quase dormi, não tinham tempo para mim e mandaram eu pesquisar o que já tinham feito, era um silêncio, ninguém falava com ninguém e muito menos comigo. Estranhei muito já que estou acostumada com a mulherada da Giornale, mas tudo mudou quando chegou na hora do almoço, todos começaram a falar alto e uns pegaram uma mesa de ping pong, abriram no meio da sala e começaram a jogar, e eu pasma com toda essa agitação. Depois do almoço, todos concentrados e muito silêncio. No 2º dia fiquei buscando imagens para os outros, no 3º fiquei aplicando logos em materiais e no dia da festa tive que ajudar na organização e limpeza, ou seja, esta muito chato. Espero que eu possa fazer coisas mais interessantes nos próximos dias.

Espanhóis fazem muito mais feriado que agente, nesta semana teve no dia 1º e muitos escritórios fecharam a semana inteira, alguns colegas aproveitaram para passear, eu não! Todos trabalham até às 12h nas sextas, eu até as 18h! Tudo bem, é o preço por estar no estúdio onde a maioria queria trabalhar. Acredito que me escolheram por falar outras línguas e por ter experiências em áreas diferentes dentro do design, afinal aqui se faz de tudo.

Todas a terças tem reunião almoço e o chefe paga a conta, eu pedi água e quando vejo todos estavam pedindo cervejas (500ml), se eu bebo tudo isso durmo na frente do computador. Sempre que vou almoçar já estou morrendo de fome porque o horário é das 14h às 15h30. Aproveito que estou perto da Universitat de Barcelona para pagar menos, é quando não como lanches. Neste restaurante existe um espaço com microondas onde os alunos podem esquentar suas comidas e comem junto com os colegas que compram. Tem uma galera comendo em potes de plástico.

Marcadores: , ,