3/20/2009

Vinho e aventuras em Mendonça


ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado em http://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=293

Novo endereço http://www.territorios.com.br


O lugar perfeito para quem gosta de esportes radicais e bons vinhos. As paisagens desta região da argentina são lindas e ainda abriga a maior montanha das Américas (só perdendo para as montanhas do Himalaia) - o Aconcágua. A cidade me lembrou localidades do interior do Rio Grande Sul com festas nas praças (churrasco de costela no fogo de chão), ruas muito arborizadas e calçadas estreitas. Pegando a estrada tudo muda, vem o deserto com vegetação rasteira e montanhas altíssimas com neve no topo. Nessas montanhas foi filmado 7 anos no Tibet (no inverno), na época alguns tibetanos vieram trabalhar nas filmagens e ficaram morando, se sentiram em casa dizendo que viver naquelas montanhas era como estar no Tibet sem os conflitos religiosos.

A cidade foi construída no meio do deserto, mas nem parece, pois todas as ruas são arborizadas. Quando plantaram as árvores, construíram um sistema de irrigação que mantêm elas com as folhas verdes e o calor mais ameno. As águas do rio Mendonza percorrem canaletas por toda a cidade molhando as raízes. Nos primeiros dias fiquei com medo de cair, enquanto Betu ficava pulando as canaletas com a maior facilidade.

No inverno as vinícolas e estações de esqui lotam (Las Leñas entre outras), mas eu fui no verão, terei que voltar para conhecer esse lado.


No verão tem as cavalgadas, rafting, canoagem, tracking, trilhas de bike e montanhismo. Fiz tracking no Cerro Cocodrilo en Potrerillos e no parque Aconcágua. No alto dá para ver de perto alguns pássaros como águias e deixar o pensamento voar longe admirando o visual. 
Também fiz rafting bem perigoso no rio Mendoza (quase quebrei os dentes com a paulada que levei do remo quando veio uma onda violenta), 
mas foi incrível enfrentar aquelas águas com o visual da cordilheira dos Andes. O rio é marrom por causa do deserto e cheio de pedras que não se vem, se sentem raspando o fundo do bote. En Potrerillos me hospedei na Pousada Ser_O, bem rústica e com uma galera muito legal, tem lugar para fazer parrilla e cozinha comunitária, e eles que fazem o rafting.


Pegando a ruta 7 em direção ao Chile as paisagens vão ficando mais lindas 
a cada curva, neste caminho passamos pela região de Uspallata, estações de esqui, a Puente del Inca e o Parque Aconcágua. Puente del Inca é uma ponte natural criada pela força das águas, uns anos atrás era um caminho para um luxuoso hotel que foi destruído quando geleiras se soltaram e foram levando tudo que encontraram pela frente. Muitos morreram e hoje a ponte só pode ser vista de longe. Quando vi o Aconcágua já era final de tarde e poucos raios amarelos iluminavam o topo branco da montanha, as montanhas ao redor tem um colorido lindo, sem vegetação, nem neve. E tem algumas lagoas que refletem as montanhas – Laguna Orcones e Espejo. Cheguei a 3 mil metros de altura.

Visitei a vinícola Salentein (www.bodegasalentein.com) que tem ótima estrutura para receber turistas com pousada, museu, restaurante, curso de degustação e visitas guiadas. Fica ao lado do Cordón del Plata (montanhas nevadas) e tem vinhos maravilhosos. No caminho encontrei parreirais, o que é raro, os vinhedos são plantados de forma diferente para facilitar a colheita com máquinas. Acho parreiras bem mais bonitas.

Depois de conhecer as montanhas e

visitar vinícolas, o melhor
da cidade é passear pelo centro, comprar lembranças, comer medias
lunes e sorvete de doce de leite em alguma das muitas confiterias, caminhar pelo parque San Martin, subir o cerro de la Gloria e para finalizar curtir a noite nos bares da rua Aristides Villanueva, super charmosos.

Nada como ter amigos locais, sempre os melhores guias. Fui super bem recebida pela Betu e suas amigas. Conheci a cidade com aulas de história e cultura do vinho. Pegamos a estrada em direção as montanhas e sempre que eu via algo legal ela parava o carro para eu fotografar. E como se come bem na Argentina (chinchulines, molleja, morcilla, asado de tira, mmm), não fui em nenhum restaurante porque tinha uma parrilla no quintal (um dia terei uma na minha casa). Carne, bom vinho e ótima companhia, perfeito!

Veja as melhores fotos aqui

Marcadores: , , , , , ,