10/30/2007

Sozinha em Habana

ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado emhttp://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=303






Foram quase 24 horas viajando e esperando. O fusos horários do Brasil, Panamá e Cuba são diferentes, em cada lugar eu t
inha que arrumar o relógio. Dentro do avião, já sobrevoando o Caribe, fiquei admirando o céu e parecia que eu estava de cabeça para baixo, o avião voava em cima das nuvens e a cor do céu e do mar era igual o que diferenciava eram as nuvens no horizonte. O Panamá é o Paraguai do Caribe, tinham muitas lojas e muita coisa barata no aeroporto. O país esta crescendo em ritmo acelerado, o mercado imobiliário esta uma loucura, vi muitas propagandas de empreendimentos luxuosos e grandiosos.
Não tinha os telefones de Osmany, apenas enviei e-mail avisando onde eu estaria, já se passaram 2 dias e ninguém me procurou, estou sozinha em Habana. Mas isso não é problema já fiz amizades com rapazes espanhóis que estão no hotel e caminhei muito por Habana Vieja e Vedado. Apesar das pessoas no hotel e das agências de turismo me assustarem dizendo que é muito perigo andar por aí, não quis pegar um táxi, uma cidade se conhece a pé e não de carro e não deve ser mais perigoso que o Brasil. Depois entendi que na verdade querem que tu gastes dinheiro com táxi e não conheça a realidade cubana, apenas as partes turísticas.
É bem diferente de outros lugares que já conheci. Muita gente na rua, poucas grades, portas e janelas abertas mostrando os lares cubanos, música por todos os lados, ritmos diferentes e muito altos, o som vinha de dentro das casas ou de pessoas com instrumentos na rua. Têm casas lindas, mas caindo aos pedaços, se fossem reformadas ficaria tipo o Pelourinho em proporções bem maiores. Olhar para a frente e para cima é bonito, mas olhar para o chão ou para dentro das casas é feio. Existe muita umidade e esgoto a céu aberto, isso em Habana Vieja, onde a maioria das pessoas mora amontada nas casas velhas. Já no Vedado esta melhor, mais limpo e mais “moderno”. É estranho porque parece uma cidade do interior parada no tempo, mas é a capital de um país, tem avenidas largas e movimentadas com muita gente circulando. O comércio (para cubanos) lembra aqueles mercados do início do século passado, prateleiras vazias, pouca variedade, aspecto sujo e velho. Eu estava com fome e não tive coragem de comer pelos lugares que passei. Não vejo a hora de encontrar Osmany e Ana, não tenho certeza do que posso ou não fazer aqui. As pessoas não me inspiram confiança, parecem que sempre querem tirar proveito de ti (dá pra entender pela situção em que vivem), me passam informações erradas e não sei se sigo as do hotel ou se confio nas pessoas das ruas.
Vi muitas crianças felizes brincando nas ruas, interagindo, como elas não têm acesso à tecnologia e não tem medo da violência, podem aproveitar a infância como a gente aproveitava antigamente. Haviam grupos de cubanos sentados em frente as suas casas conversando e ouvindo música, muitos bares cheios de cubanos e nenhum turista. O povo é muito aberto, eu caminhava na rua e muitos me paravam, queriam conversar, ou me mandavam beijos e ficavam me chamando como se chamam gatos, até um policial fez isso comigo. Não entendo como percebem que sou estrangeira, deveriam perceber só quando eu falo, afinal 45% da população é branca e são muito parecidos com os brasileiros, tipo físico, jeito de vestir e de ser. Infelizmente tive que ignorar todas essas pessoas que vinham falar comigo, não sei se é verdade, mas dizem que são jineteiros e querem te roubar ou tirar algum proveito. Me disseram para ter cuidado maior com o negros mais negros, achei esse comentário tão racista. Depois te tanto me assustarem achei melhor esperar o encontro com Osmany antes de dar conversa para as pessoas da rua.
Buscando Internet entrei nos melhores hotéis da cidade e para a minha surpresa são muito luxuosos e imponentes, outro mundo, onde cubano só entra se for funcionário. Em nenhum desses hotéis consegui Internet, uns porque era domingo e outros porque o cartão de acesso estava em falta.
Por toda a cidade estão espalhados cartazes e outdoors homenageando revolucionários como Camilo, Fidel, Che e até Hugo Chavez. As imagens deles estão por toda a parte, Chavez parece ser muito bem vindo aqui, como irmão. A publicidade é proibida. Nas ruas só se vê fachadas e outdoors do governo.
Os carros. Pensei que só encontraria carros dos anos 50 ou Lada, a coisa é bem diferente. Têm muitos carros modernos americanos circulando por aqui. Têm lojas da Fiat, Renault e Mercedes, quem tem dinheiro pode comprar. Todos os ônibus para turistas também são modernos como em qualquer cidade turística. O maior charme são os antigos, têm carros lindos e conservados e outros tão velhos que não é possível entender como ainda funcionam. É comum ver carros estragados, pessoas empurrando ou consertando. OLhem a foto em que apareço com um Jaguar, o carro é de um novo amigo, é lindo por dentro, com detalhes em madeira de verdade, uma bússola no retrovisor e um aparelho de mp3.
Essa foi a minha primeira impressão sozinha em Cuba, depois que encontrei meus amigos muita coisa mudou, algumas coisas pude entender outras seguem não fazendo sentido e como dizem alguns amigos de lá: “É complicado! Não vou te explicar porque não vais entender!” Em respeito a algumas pessoas e para não correr o risco de repassar informação errada, não seguirei o que diz o cabeçalho deste blog, vou omitir algumas coisas. Limitarei-me as informações turísticas, se alguém tiver interesse em saber mais, pode entrar em contato.

Marcadores: , ,

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Muito legal a história...e as fotos captaram a vida diária cubana...

2:51 PM  
Anonymous Anônimo said...

Oi Roberta, tudo bem?
O resultado da minha viagem foi bem diferente do que eu havia planejado...
Estou trabalhando muito por aqui,agora com a continuidade dos projetos que inicei. Não estou com seu cartão em mãos, então se você puder me enviar um e-mail para deisemara.nascimento@gmail.com respondo com mais detalhes...
Um grande abraço.
Deise Nascimento

6:37 PM  
Blogger Carol Marques said...

Caramba! Muitos lugares lindos!!
Habana é tudo!!!

1:38 PM  

Postar um comentário

<< Home