2/01/2009

Viver em São Paulo

ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado emhttp://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=298





Desde junho de 2008 virei paulista e fui muito bem acolhida pela cidade e pelos gaúchos (incluindo os argentinos) que encontrei aqui. O que eu esperava da cidade aconteceu e sinto que muito mais esta por vir. Tem seus prós e contras, mas os prós ainda pesam mais. Me lembra muito Madri, lugar que eu moraria fácil, adoro a Av. Paulista e toda a cultura que acontece aqui. Morando perto do trabalho e fazendo o que se gosta, o resto se ajeita. Cai no Jardim Paulista e adoro Pinheiros e Vila Madalena. O ar da Zona norte é bem diferente (ar puro) e tem a Serra da Cantareira com trilhas e paisagens legais. Dá pra ver boa parte da cidade do alto da pedra branca.

A cidade realmente não pára, a av. Paulista é movimentada 24h por dia, eu me sinto muito segura andando por aqui, bem mais que Porto Alegre. Violência é na periferia ou para quem tem muita grana, o que não é o meu caso.

Aqui tem gente de todos os cantos do mundo, cada bairro parece uma cidade diferente (até um país diferente) e funciona independente, tem tudo o que se precisa. A gauchada marca presença, mas nordestinos e japoneses dominam. O que menos se vê são os paulistas. Aqui tem até o Zaffari igualzinho aos de Porto (a diferença é que colocaram acento Zaffari para os paulistas não falarem errado). A sensação de ir lá só entende quem saiu do sul, é muito bom encontrar costela bovina com osso, cuca e outras guloseimas que fazem falta por aqui.

O que eu mais estranho aqui, tirando o churrasco, é como as pessoas se tratam, falta consideração e todos colocam a culpa na cidade, mas acho que é apenas desculpa. Entre os gaúchos daqui isso não acontece. Mas aproveitando os momentos em tempo real é muito divertido, as pessoas se tornam teus melhores amigos em uma noite e depois nunca mais te encontram. E falam da fama da minha cidade natal (Pelotas), mas eu nunca tinha visto tantos gays como nesta cidade e no meu bairro. Pessoas legais e muito divertidas. Estou aprendendo a entender as pessoas daqui.

Marcadores: ,