4/30/2008

Trilhas em Urubici

ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado emhttp://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=299


Foram 8h de viagem de Porto a Urubici (SC) e em seguida já começaram as trilhas. Caminhamos uns 25km em 5 trilhas diferentes e teria muito mais para fazer com mais tempo, o município tem 82 cachoeiras e estão investindo em turismo. Muita água, ar puro , plantações, morros, pedras, subidas e descidas. Chamam de a Suíça brasileira por ser o lugar que neva de verdade e possui paisagens incríveis. O grupo foi perfeito, pessoas divertidas de várias idades e profissões distintas, mas com as mesmas afinidades em relação à natureza e às caminhadas.


1o dia – Pedra Furada
Lugar místico, sagrado para os Xamanistas e com algumas lendas. Mata fechada, muito barro preto. Bom não ter chovido ou as decidas seriam escorregadores, mesmo assim houveram alguns tombos, arranhões, tênis perdido no meio da lama e calção rasgado. Tinha muita pedra solta, barrancos e lugares que sem uma corda seria impossível. A caminhada foi bem agradável, bom clima e sol entre nuvens, não estava tão frio quanto eu imaginava e tinha boa visibilidade (temperatura entre 10 e 24 graus). Quando o céu esta bem limpo é possível enxergar o mar, na direção de Garopaba. Chegamos no objetivo, o meio da Pedra Furada ou Portal, como dizem alguns, esta seria uma passagem para outra dimensão. Estávamos a 1822 metros de altitude, o ponto mais alto e frio do sul do Brasil.

2o dia – Rio 7 Quedas, Morro da Cruz e zona rural

Começamos cedinho subindo pelo meio do rio e passando por 7 cachoeiras com uma água especial, não sei quais propriedades ela tem, mas é ótima! Minha pele ficou macia, cabelos brilhosos e os pés nem pareciam os de alguém fazendo trilha, ficaram super macios, melhor que muito creme. Deu para tomar banho e curtir um belo visual. Saindo da trilha do rio, entramos no mato e passamos por propriedades rurais típicas da região.

Durante a tarde o passeio foi mais pesado, mas a paisagem valeu o esforço, de tirar o fôlego, verdade que já cheguei lá em cima sem ar, que subida! Era o Morro da Cruz, onde o objetivo era outra pedra furada. E lá em cima minhas energias quase faltaram, sorte que eu tinha chocolate na bolsa, me deu uma tremedeira pela falta de glicose. A última trilha do dia foi a volta para o hotel pela estrada, comendo poeira dos carros e tirando fotos dos locais. Paisagem bem da serra, muito verde das araucárias e pinheiros. Várias flores em todos os caminhos e estamos no outono, fiquei imaginando como deve ser linda a primavera aqui. Hoje foi um dia especial, vista incrível, cachoeira energizante e noite divertida com novos amigos.

3o dia – Cascata do Avencal
As dores no corpo começaram a encomodar, disseram que a trilha seria fácil, mas que nada, escalar pedras grandes e troncos caídos com dor no corpo e baita umidade é complicado. Novamente, valeu o esforço, outra cachoeira grandiosa com uma força que criava um vendaval em tudo o que estava por perto. Foi uma ginástica para todo o corpo. Mas os rostos cansados e felizes das fotos dizem tudo, como é bom fazer este tipo de passeio com amigos assim. Valeu!!!

Guias: A viagem foi organizada pelo grupo Ecocaminhantes (www.ecocaminhates.com.br) e tinha o Iran como guia local que poder ser encontrado na Secretaria de Turismo. Virei fã do grupo (Ronaldo, Susi e Guilherme), pessoas especiais que fazem de tudo para a viagem ser inesquecível.

Hospedagem: Urubici Park Hotel, gostei, acho que é o melhor hotel da cidade. Mas devem ter hotéis fazenda interessantes.
Refeição: Recomendo o restaurante A Taberna, um lugar acolhedor onde jantamos uma Truta a Portuguesa maravilhosa. Olhem a foto. A comida do hotel também estava ótima, caseira.

Marcadores: , , , ,

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Adorei reviver os bons momentos desse passeio incrível!!!!! Você é demais!!!! Parabéns! Margareth

10:01 PM  
Blogger Gleydson said...

Sacanagem... Não dá pra ver as fotos... :-(

Abraço!!!

3:21 AM  
Anonymous Anônimo said...

Preferia quando clicava nas fotos e elas ampliavam. :-(

4:55 PM  
Blogger Roberta Martins said...

ñ sei o que aconteceu, coloco as fotos da mesma forma e algumas abrem grandes outras ñ. As melhores fotos podem ser visualizadas maiores no album. http://picasaweb.google.com/robertamartins.ppg.br/Brasil

Se alguém souber o que devo fazer para as fotos serem clicadas e aparecerem maiores me avise.

11:34 AM  

Postar um comentário

<< Home