1/16/2010

Alpes franceses

ATENÇÃO! Este blog não será mais atualizado. Este texto foi editado, revisado e postado emhttp://www.territorios.com.br/index.asp?cod_post=282

Novo endereço http://www.territorios.com.br
Eu tinha visto fotos e me encantado pelo lugar. Pessoalmente é incrível, adoro montanhas e com neve parece mais charmoso.

 

Chamonix
Cidade turística e pequena que fica no pé do Mont-Blanc (montanha mais alta da Europa). E linda, com casinhas típicas e montanhas brancas enormes em todos os lados que eu olhasse. Tem hotéis maravilhosos, estações de ski e o Aguile du Midi (maior teleférico do mundo, chega a 4mil metros de altura). Infelizmente cheguei tarde (engarrafamento na Suiça) e não deu tempo de subir, mas valeu passear pela cidade e me esquentar num pub. Nas ruas com muita neve estava lotado de pessoas circulando com roupas e equipamento de ski.

Chamrousse
Cidade perto de Grenoble com estação de ski boa para iniciantes e praticantes. Custa 10 euros entrar na estação e tem o gasto com equipamento. Tem várias lojas de aluguel e venda.

Esquiar foi legal, mas só consegui fazer direito no final, cai muitas vezes e fiquei tensa, nem dá tempo de sentir frio. Nevou forte o tempo inteiro, por vezes eu via tudo branco porque o óculos ficava embaçado da minha respiração. Era um comum, o ideal seriam aqueles com elástico. As crianças e a maioria das pessoas passava por mim super rápido, esquiavam com uma facilidade.

Grenoble
Cidade universitária que fica num vale rodeado de montanhas muito altas, estavam todas brancas de neve. É bonita, mistura construções novas e antigas, bem arborizada e estava toda iluminada para o Natal. Era época de férias não tinha muita gente na cidade, nem muitas coisas abertas. Fomos num restaurante comer lingüiça de tripa de porco. Adoro essas comidas.

Fui caminhar na feira de rua, ver as comidas e pessoas locais, muitos queijos e nozes. De noite fizemos queijo raclete derretido com pimentões, carne de pato, cogumelos e presunto. Delicioso! Ainda mais que o jantar foi com amigos que eu não via há muito tempo.

Sobre passeios fui até a Bastille (fortificação antiga), fica no alto de uma montanha. Tem um teleférico que leva, dá pra ir de carro ou a pé também. Vi pessoas subindo de bicicleta, um belo exercício. Lá do alto é lindo, dá pra ver toda a cidade. Este lugar também é famoso pelos churrascos universitários, devem ser bem legais com toda aquela paisagem.

Marcadores: , , ,

1 Comments:

Blogger Unknown said...

Ola querida, 10 euros para initiente eheheh !!!!

8:02 PM  

Postar um comentário

<< Home